• blank

TERAPIA FAMILIAR ~ TERAPIA PARA FAMÍLIA EM OSASCO

Terapia Familiar

A Terapia familiar tem como objetivo trabalhar as relações, as pessoas e o sistema humano. Visto que o sujeito faz parte de um sistema e o ponto principal da sua identificação é a família.

O Foco da terapia familiar é possibilitar autonomia, despertar a consciência acerca das responsabilidades das escolhas e estimular a mudança nas questões disfuncionais. Ao promover uma mudança no ambiente familiar muda-se automaticamente o padrão de interação interpessoais.

Em um grupo familiar disfuncional os modos de interação entre os seus membros vão se enraizando seja na forma de distanciamento ou de excessiva interferência na vida uns dos outros formando alianças entre alguns membros deixando outros de fora ou transformando outros em bodes expiatório. Do ponto de vista da comunicação a família sintomática perde-se em críticas, acusações, silêncios mensagens com duplos sentidos. Há muita dificuldade em se colocar no lugar do outro e rigidez em tentar novas formas de resolver problemas.
Na situação terapêutica trabalha-se com a família como ela realmente é na busca de desvendar aspectos das relações que estão impedindo uma comunicação efetiva e o desenvolvimento saudável dos seus membros. Os sintomas são vistos como uma função individual como social no grupo familiar e constitui-se em uma denúncia de que algo vai mal nesse grupo.

Na medida que o terapeuta começa a lidar com a família como unidade terapêutica afloram outros aspectos inerentes a vida familiar, aspectos causadores de sintomas e que podem ter sidos negligenciados. O trabalho da terapeuta é então o de buscar esses aspectos causadores de sintomas focalizando outras relações dentro da família tendo em vista mudanças que favoreçam à família como um todo, cada membro em particular. Quando a família passa a experimentar novos modos de se relacionar os sintomas tendem a desaparecer.

Esse trabalho não exclui a possibilidade de encaminhamento de um membro particular para um trabalho individualizado quando se consta que é necessário um aprofundamento bem como uma mudança ao nível individual. As sessões ocorrem semanalmente, com todos os familiares envolvidos e possui duração de 1 hora por sessão.

Escrito Por Adriana Pereira Santos
Psicóloga – CRP 06/118774