Pandemia do Corona Vírus – COVID-19
Aos meus familiares, amigos, pacientes e a quem possa se beneficiar.
Como vamos enfrentar o Corona Vírus?!
Quero lhes chamar atenção para o impacto psicológico da situação que enfrentamos com a pandemia causada pelo COVID-19. Ter cuidado com a saúde mental neste momento é tão importante quanto os cuidados em relação as estrategias para a não transmissão do vírus.
O Confinamento sempre foi visto por nós como punição. Lembra quando sua mãe te mandava para o quarto para pensar após você ter feito alguma traquinagem? O confinamento desde de muito cedo é associado a castigo e o estado de isolamento gera incertezas e medo.
É possível que com um tempo prolongado de confinamento comecemos a sentir angústia, frustração, sentimento de impotência, de abandono, solidão, irritabilidade, que podem gerar quadros de ansiedade, depressão, medo intenso consequenciando estado de pânico. Precisamos estar atentos a nós e as pessoas que estão ao nosso ao redor, caso comecem a perceber algum desses sintomas, procurem alguém de sua confiança para conversar, procurem profissionais como psicólogos e psiquiatras, eles são os mais qualificados para intervir nesses casos.
Vemos a população dividida entre comportamentos de: Negação da realidade, como fuga de sentimentos desagradáveis e estado de alienação total, ou então comportamento de super exposição as noticias, o que pode gerar um estado paranóico e de pânico.
Como vamos superar o COVID-19?
O ser humano tem uma capacidade enorme de superação, não subestime seu potencial. Fique em casa e lave as mãos, e depois que fizer isso é hora de fazer uma visita online, se aproximar de parentes e amigos, escutar, oferecer companhia, ouvir as angústias e temores. Fica terminantemente proibido minimizar os sentimentos e preocupações do próximo, acusar de histeria ou desfazer de qualquer realidade psíquica.
Mantenha corpo e mente saudáveis, faça atividade física dentro de casa, exercite a reflexão, leia livros. Desafio você usar esse tempo para investir em sí mesmo e se superar. Sabe aquele projeto que nunca conseguiu começar por falta de tempo? A hora é agora!
Escrito por: Thaína Oliveira dos Santos
Psicóloga – CRP 06/120783