• blank
  • blank

AVALIAÇÃO PSICOLÓGICA PARA CIRURGIA BARIÁTRICA EM OSASCO

Avaliação Psicológica Para Cirurgia Bariátrica

A cirurgia bariátrica é realizada pelo profissional da área médica e é utilizada para tratar a obesidade por meio de intervenção cirúrgica que reduz a ingestão de alimento. O papel do psicólogo nesse processo cirúrgico é acompanhar e auxiliar o individuo na tomada de consciência referente as mudanças de hábitos, costumes e comportamentos.

A maioria das pessoas tem a comida como uma válvula de escape, podendo surgir alguns conflitos e dificuldades emocionais após a cirurgia, como por exemplo, como lidar com o estresse e com as frustrações, pois no início a pessoa fica limitada de ingerir diversos alimentos e alguns deles para o resto da vida. Muitas vezes quer ingerir algo sólido logo após a cirurgia sendo que não pode, ou tem compulsão alimentar, enfim se o paciente insistir pode vir a passar muito mal ou pode vir a falecer, pois o órgão ainda está em processo de adaptação, ou seja, o estomago não está mais preparado para receber aquilo que seu cérebro o está direcionando.

Diante disso, os pacientes são encaminhados para realização da avaliação psicológica para cirurgia bariátrica, que acontece da seguinte maneira:

Uma entrevista inicial com o paciente, que é uma conversa, uma série de perguntas e questionamentos estruturados e direcionados que já estão pré-estabelecidos, posteriormente é realizado aplicação de diversos testes psicológicos que são instrumentos de uso exclusivo do psicólogo e algumas sessões com o psicólogo. Através dos resultados dos testes, entrevistas, mais todas as sessões que forem realizadas o psicólogo elabora um relatório(laudo) e nele irá constar o perfil psicológico do paciente indicando ou não para a realização do procedimento. Caso o paciente não seja indicado no momento, ele poderá se submeter a uma nova avaliação em um tempo posterior.

Escrito por Adriana Pereira Santos
Psicóloga – CRP 06/118774

blank

RECEBER MAIS INFORMAÇÕES