Avaliação Psicológica e Nutricional Para Cirurgia Bariátrica

Avaliação Psicológica e Nutricional Para Cirurgia Bariátrica

A obesidade vem aumentando a cada dia e a cirurgia bariátrica acaba sendo uma opção para tratamento de pacientes que tem como objetivo a redução de peso e que não obtiveram sucesso na perda de peso após dois anos de tratamento clínico com nutricionista e endocrinologista.

Avaliação Psicológica para Cirurgia Bariátrica

Segundo a OMS (Organização Mundial da Saúde), essa cirurgia está indicada para pacientes que tenham o IMC acima de 35 e que tenham complicações de saúde, tais como, apneia do sono, hipertensão arterial, diabetes, problemas articulares e cardiopatia.

Para realização da cirurgia o paciente é avaliado individualmente por algumas especialidades, cirurgião, endocrinologista, nutricionista, cardiologista e psicólogo. Aqui na Centrum Psicologia realizamos a avaliação psicológica, que faz parte dos procedimentos pré-operatórios obrigatórios para cirurgia bariátrica.

O acompanhamento pré-operatório será realizado por um Psicólogo, incluirá testes psicológicos, como de personalidade, questionários quantitativos sobre sua relação com a comida e análise de padrões comportamentais. Através dessas ferramentas o psicólogo irá elaborar um laudo psicológico favorável ou desfavorável para cirurgia e sugerir o apoio e o melhor caminho para o paciente obter sucesso em sua cirurgia.

Avaliação Nutricional para Cirurgia Bariátrica

 O sucesso de uma bariátrica começa muito antes do procedimento cirúrgico em si, é necessário um preparo prévio e uma perda de peso ponderal para garantir bons resultados e consequentemente uma boa recuperação.

Por isso, a avaliação pré-operatória é de extrema importância e requer a realização de anamnese, exames físicos e bioquímicos, suplementação adequada e dieta pré-cirúrgica nutricionalmente balanceada.

O tratamento nutricional requer um cronograma contínuo com protocolos que se iniciam no pré-operatório e se estendem até o período pós-operatório imediato e tardio, evitando assim, efeitos colaterais indesejados como:

  • Alopécia (queda excessiva de cabelo);
  • Síndrome de dumping;
  • Anemias;
  • Alterações ósseas;
  • Disbiose intestinal

Após uma cirurgia bariátrica é comum quadros de deficiências nutricionais que podem ocorrer pela baixa ingesta alimentar, restrição calórica prolongada e catabolismo pós cirúrgico. Um pós operatório deficiente favorece a depressão do sistema imunológico, dificulta o processo de cicatrização e atrasa o processo de recuperação. Como forma de evitar tais complicações, a dieta individualizada, associada com suplementação correta e bem orientada, é a maneira mais adequada de manter os nutrientes em níveis desejáveis.

Se você está em busca de um acompanhamento psicológico pré e pós-cirurgia bariátrica entre em contato conosco e agende seu horário para tirar suas dúvidas e entender sobre a avaliação psicológica e nutricional. Nosso foco é a qualidade de vida e sucesso final em sua cirurgia.

Escrito por: Julia Santa Clara Rezende – CRP 06/112344 – Psicóloga
Aline Carvalho – CRN 56152/P – Nutricionista