Setembro Amarelo

Campanha Setembro Amarelo

É uma campanha brasileira de prevenção ao suicídio iniciada em 2015. Uma iniciativa do Centro de Valorização da Vida (apoio emocional e atendimento gratuito 24 horas por dia), Conselho Federal de Medicina e Associação Brasileira de Psiquiatria.

SETEMBRO AMARELO

Foi escolhido o mês de Setembro devido dia 10 ser a data para prevenção ao suicídio. A origem da cor amarela se deu devido a um jovem americano de 17 anos que tirou a própria vida dirigindo seu carro amarelo, no funeral foi distribuído cartões com fitas amarelas com mensagens de apoio para pessoas que estavam vivenciando e enfrentando as mesmas dificuldades que o Mike e posteriormente os pais dele iniciaram também uma campanha de prevenção ao suicídio chamada fita amarela.

Suicídio tem aumentado entre os jovens, de acordo com os números oficiais 32 brasileiros se matam por dia, 12 mil suicídios por ano, uma taxa maior que as vitimas de AIDS e Câncer. Suicídio é a 3º causa de morte entre jovens de 15 a 29 anos e a 7º causa de morte entre 10 a 14 anos. Em 90% dos casos é possível realizar a prevenção, abaixo sugerimos algumas estratégias:

– Aumentar o esclarecimento da população sobre os transtornos mentais e disponibilizar tratamento eficazes.
– Oferecer esperança, apoio e amor, algumas pessoas precisam de uma iniciativa externa para início do tratamento para que o instinto de sobrevivência retome o controle/ apoio de familiares durante o processo enquanto a pessoa repense na decisão de viver.
– Psicoterapia é importante para auxiliar o individuo a ressignificar esse sofrimento e fortalecer para que continue caminhando nessa longa estrada que é a vida e encontrar novas maneiras e soluções para a resolução do problema que não seja o suicídio.

ABAIXO UMA ENTREVISTA EXCLUSIVA DA NOSSA DIRETORA:
Julia Santa Clara Rezende – Psicóloga – CRP 06/112344