blank

Depressão

Nesse artigo o Dr. Luciano Costa de Paiva, CRMSP 170.956, responde alguns questionamentos e dúvidas sobre o tema Depressão.

DEPRESSÃO

Segundo a OMS, esse transtorno psiquiátrico está em 4º lugar entre as principais doenças durante a vida, nos últimos dez anos o número de pessoas com depressão aumentou 18,4%, isso corresponde a 322 milhões de indivíduos.

Desde 2016, Dr. Luciano atende na região de Osasco, mas devido à grande procura estendemos as consultas para a região de Pinheiros – São Paulo.

Como profissional de saúde mental seu foco é auxiliar pessoas que buscam melhorar seu bem estar e qualidade de vida, promovendo diminuição de sintomas e possível controle das emoções, tendo em vista um equilíbrio entre corpo e mente.

Possui formação em Medicina pela Faculdade de Ciências Médicas de Juiz de Fora /MG; Saúde da Família e Comunidade pela Universidade Federal de Minas Gerais/MG e Psiquiatria pelo Instituto de Pesquisas Médicas de São Paulo/SP. Realiza atendimentos em saúde mental voltado para adolescentes, adultos e idosos;

Quer tirar todas as suas dúvidas sobre depressão? Então confira as perguntas e respostas abaixo:

É possível prevenir a depressão?

Para prevenir a depressão é importante atentar-se para bons hábitos, abaixo temos alguns exemplos:

– Manter uma boa alimentação, caseira e menos industrializada (ex: desembalar menos e descascar mais). O acompanhamento com Nutricionista é ideal para educação ou reeducação alimentar.

– Atividade física regular, principalmente indivíduos que fazem consumo de pisco-estimulantes;

– Diminuir exposição á estressores reconhecidos. – Diminuir (se houver) consumo de bebidas alcoólicas e drogas tóxicas para o ser humano;

– Fazer higiene do sono, pois auxilia o ato de dormir e descansar;

– Ter boa adesão ao tratamento, seja ele, psicológico, psiquiátrico ou nutricional;

Quais são os sintomas?

Sempre é importante avaliar caso a caso, conhecer a história do paciente, o ambiente em que vive, e o contexto dos sintomas. Porém existem alguns sintomas comuns, a grande maioria dos indivíduos apresentam são:

– Pessimismo/ persistência de pensamentos negativos;

– Evitar ou procrastinar atividades do próprio gosto pessoal; – Evitar relações pessoais ou até isolamento social;

– Tristeza sem causa/ falta de alegria;

– Sensação de vazio;

– Angústia;

– Falta ou aumento do apetite (falta de apetite/ aumento de apetite).

Em que idade a depressão aparece com mais frequência?

A depressão como maioria das doenças psiquiátricas pode surgir em qualquer idade, não é restrita a uma faixa etária, podendo surgir desde a infância até a velhice.

Depressão tem cura?

Depressão tem cura na maioria dos casos; porém ninguém é ou se torna imune;

É preciso procurar sempre um profissional da área de saúde mental sempre que tiver dúvidas ou apresente mais do que 3 sintomas.

Existem diferente graus de depressão?

Sim, existem diferentes graus de depressão, tais como, leve, moderada, grave com ou sem psicose. Ela é classificada através da intensidade dos sintomas apresentados.

Como é realizado o tratamento para depressão?

Inicialmente você deverá buscar uma ajuda médica e psicológica, posteriormente será dado o diagnóstico e o prognóstico.

Lembrando que é realizado individualmente, ou seja, não é porque um conhecido tomou um medicamento e ficou bem que será viável para você também.

Após a avaliação do Médico Psiquiátrico, é proposto um tratamento adequado a sua necessidade, através de medicamentos e envolvimento de trabalho multidisciplinar, ou seja, outras especialidades da área da saúde para que você tenha resultados ainda melhores.

É importante o auxílio dos familiares no tratamento para depressão?

Os familiares devem apoiar e sempre motivar o indivíduo a manter a adesão ao tratamento e seguir ao máximo as orientações dos profissionais da saúde.

Auxiliar a cativar bons sentimentos e pensamentos positivos a pessoa diagnosticada com depressão. É importante quebrar o ciclo do pessimismo, da tristeza e do isolamento.

Afinal, cuidar da saúde mental é tão importante quanto cuidar da saúde física.

Escrito por Dr. Luciano Costa de Paiva CRMSP 170.956