A psicopedagogia é uma nova área do conhecimento que surge para ajudar a compreender e solucionar os problemas de aprendizagem, tendo em sua configuração institucional a função de pensar e refazer o trabalho no cotidiano da escola.
O trabalho psicopedagógico, portanto, não se apresenta como reeducativo, mas, sim como terapêutico, uma terapia centrada na aprendizagem. O psicopedagogo vai intervir junto à família das crianças que apresentam dificuldades na aprendizagem, por meio, de uma entrevista e de uma anaminese com essa família para tomar conhecimento de informações sobre a sua vida orgânica, cognitiva, emocional e social. Nessa perspectiva, o psicopedagogo não é um mero “resolvedor” de problemas, mas um profissional que dentro de seus limites e de sua especificidade, pode ajudar a escola a remover obstáculos que se interpõem entre os sujeitos e o conhecimento e a formar cidadãos por meio da construção de práticas educativas que favoreçam processos de humanização e reapropriação da capacidade de pensamento crítico.
As 5 primeiras sessões serão aplicados testes piagetianos para diagnosticar o problema e assim dar um norte ao trabalho. Cada sessão tem duração de 50 minutos a uma hora, e trabalha por meio de atividades, jogos, desenhos, dente outros. Atendemos crianças e adolescentes com qualquer tipo de dificuldade e síndrome.