blank

Solidão! E você se sente solitário?

Durante minha trajetória profissional na área clínica, tenho notado o quanto a Solidão afeta o bem estar do ser humano.  As vítimas mais afetadas desse mal estar contemporâneo são pessoas idosas, adultos, adolescentes e crianças, ou seja, não há faixa etária para que esse sentimento se instale.

Solidão! E você se sente solitário?

 

A Solidão muitas vezes é entendida como estar sozinho, porém ela não envolve apenas a ausência de pessoas ao seu redor. Muitas vezes você pode estar rodeado de pessoas, pode ser membro de uma grande família, pode ser uma pessoa famosa e se sentir solitário.

Podemos pensar em Solidão em relação ao esvaziamento de laços pessoais e significativos ou em pessoas que não possuem facilidade para criação de vínculos afetivos.

Nem sempre é considerada um transtorno mental ou doença psíquica. É necessário consultar um especialista na área da Psiquiatria e Psicologia, para que um diagnóstico seja realizado.                Sentir-se solitário não significa estar com depressão, pode ser apenas um sentimento que afeta o seu modo de ser no mundo.

Pessoas solitárias também podem apresentar sofrimento emocional e angústia do vazio, mas tudo depende da maneira como você reage diante da solidão.

Minha passagem por aqui é para mostrar que é possível fazer desse sentimento uma possibilidade de evolução, reflexão e ampliação da consciência.

Não podemos controlar os acontecimentos da vida, mas podemos melhorar a forma como reagir diante de cada situação.  Você já procurou saber porque se sente solitário? Já pensou sobre a qualidade dos seus relacionamentos interpessoais? Porque é tão difícil de manter o vínculo com alguém? Quanto tempo você se dedica para pessoas que você conhece? Já repensou em sua trajetória de vida? Está conseguindo se adaptar as exposições que a vida lhe proporciona?

Deixo aqui alguns questionamentos e convido você a refletir sobre a forma que vem escrevendo a sua história. Entendo que muitas vezes é difícil fazer qualquer movimento para sair deste estado solitário, pois dói se sentir assim, mas também entendo que você tem tanto para falar e compartilhar. Solidão não é estar sozinho é se sentir sozinho.

A Solidão não vem de fora ela está dentro de cada um!!!

Escrito por Julia Santa Clara Rezende

Psicóloga e Responsável Técnica –  CRP 06/112344